Entenda como a energia solar pode ajudar a reduzir os custos do seu negócio.

Que a energia elétrica está cada vez mais cara não é novidade para o brasileiro, principalmente para quem tem algum tipo de negócio. Mesmo fazendo certa medida de economia de luz e desligando algumas tomadas a conta ainda chega alta.  É por isso que o investimento em energia solar tem sido uma alternativa bem sucedida para quem procura reduzir os custos relacionados à energia de uma empresa ou negócio.

Fazer economia com energia solar ajuda a diminuir os custos de energia de uma empresa em longo prazo. É importante destacar esse detalhe porque o investimento em energia solar não terá retorno imediato, a economia somente será observada com o decorrer do tempo, porém, em valores significativos. Substituir a energia elétrica convencional pela energia solar, geralmente representa uma redução na conta que varia de 50% a 95%. A vantagem principal ocorre em média seis anos depois, quando o investimento em energia solar acaba sendo pago automaticamente pelo dinheiro economizado com o corte dos custos excessivos com a luz.

Além da economia diretamente relacionada à conta de eletricidade, existem diversos outros benefícios relacionados à economia com energia solar, como por exemplo, menos impacto ao meio ambiente. A energia solar é um recurso renovável e limpo, visto que a fonte geradora de energia é o sol, não há danos à natureza e nem a atmosfera. Mas talvez você, que é dono de um negócio, se pergunte quanto custa um investimento em energia solar fotovoltaica.

Bem, a resposta é simples, o custo de um sistema de energia solar fotovoltaico depende principalmente do tamanho e da complexidade da instalação. Mas, como mencionado acima, o valor gasto com a instalação dos equipamentos de energia solar são pagos com a própria economia que a empresa faz ao substituir a fonte de energia. Para ter uma ideia do quanto fazer economia com energia solar reduz os custos de uma empresa, podemos citar o exemplo das farmácias Raia e Drogasil.

As farmácias poupam R$ 69 mil com energia solar em onze de suas lojas localizadas em Uberlândia e Belo Horizonte. O consumo mensal de eletricidade na farmácia Raia e Drogasil caíram pela metade, de acordo com as empresas. Num período de 12 anos a Raia e a Drogasil vão poupar cerca de R$ 850.000 reais em gastos com energia nas unidades em que já houve investimento em energia solar.

Não há dúvidas de que um investimento em energia solar é uma das melhores maneiras para reduzir os custos com energia no seu negócio. A economia com energia solar terá um impacto direto não só na conta de luz, mas também no orçamento da empresa como um todo. Investir em energia solar diminui os custos de manutenção dos sistemas de calefação de água, além das despesas elétricas, sem contar que a durabilidade dos painéis solares fotovoltaicos é de cerca de vinte e cinco anos, ou seja, trata-se um investimento em longo prazo que reduz os gastos, colabora como meio ambiente e ainda dura por muitos anos.

Publicado em 25/01/17
Fonte: Portal Solar